arrow up
Painel de
Dados
Eixo 01

Mercado de Trabalho e Empreendimentos

RECEITA BRUTA E LUCRO DAS EMPRESAS CRIATIVAS

RECEITA BRUTA E LUCRO DAS EMPRESAS CRIATIVAS

Dados para todos os setores da economia

Fonte dos dados:

Esta variável foi extraída da base de dados da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e da Pesquisa Industrial Anual – Empresa (PIA–Empresa), ambas do IBGE. Na PAS, foi utilizada a soma da receita bruta de prestação de serviços, de revenda de mercadorias e de outras atividades para empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas (tabelas 2611, 2624, 2635 e 2676 ― disponíveis em https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pas/tabelas" target="_blank). Na PIA–Empresa, foi utilizada a receita total para empresas industriais com cinco ou mais empregados (Tabela 1845 ― disponível em https://sidra.ibge.gov.br/tabela/1845).

Tais pesquisas apresentam as estimações de receita bruta total das empresas segundo agrupamentos de setores específicos, em razão da ausência de amostra suficiente para estimar cada setor separadamente. Os agrupamentos do IBGE nos quais os setores criativos se encontram são apresentados no Quadro 5. Alguns incluem apenas setores criativos, ao passo que outros incluem demais setores, que não devem ser considerados.

A forma encontrada para estimar um valor de receita bruta apenas para os setores de interesse desta pesquisa deu-se por meio da aplicação de uma ponderação sobre o valor total dos agrupamentos nos quais os setores criativos estavam inseridos. A grandeza utilizada para tal ponderação foi a massa salarial (soma dos salários) de cada setor presente nos agrupamentos. Uma sistematização é apresentada na Figura 2.

Para calcular a massa salarial, foi utilizada a base de dados da Rais. O salário de todos os trabalhadores formais empregados em cada setor foi somado para calcular a participação de cada setor em seu agrupamento.

Para calcular o lucro total, foram extraídos os custos da receita bruta total. O cálculo dos custos foi feito de duas maneiras de acordo com a base de dados em utilização. Na PAS, foi utilizado o custo total para empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas (tabelas 2613, 2625, 2636 e 2677 ― disponíveis em https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pas/tabelas). Na PIA–Empresa, foi utilizado o total de custos e despesas para empresas industriais com cinco ou mais empregados (Tabela 1847 ― disponível aqui).

O processo de ponderação pela massa salarial da Rais foi igualmente aplicado sobre os valores de custos totais.